O combustível de aviação é um tipo de combustível utilizado em aeronaves. Ele geralmente é de uma qualidade maior do que os outros e contém mais aditivos para reduzir o risco de congelar ou explodir em altas temperaturas. Os combustíveis especificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) são o querosene e a gasolina.

A distribuição de combustíveis de aviação é uma atividade regulamentada pela Agência e compreende aquisição, armazenamento, transporte, comercialização, controle de qualidade, assistência técnica e abastecimento de aeronaves. Atualmente, sete distribuidoras tem autorização para atuar neste mercado.

Querosene de Aviação

O querosene de aviação, também conhecido como Jet-A1 ou QAV, é um derivado de petróleo obtido por processos de refino como o fracionamento por destilação atmosférica, contendo cadeias de 11 a 12 carbonos e utilizado em motores movidos a turbina. O QAV alternativo é obtido a partir de fontes alternativas, como biomassa, gases residuais, resíduos sólidos, carvão e gás natural, produzido por processos específicos e bem definidos.

Há diversos tipos de querosene de aviação comercializados no mundo. As diferenças se dão principalmente com relação ao ponto de congelamento e ao ponto de fulgor - havendo adequações do produto às questões de segurança e necessidades específicas, por exemplo, o uso militar. As exigências de segurança são fatores primordiais para a produção, controle e manuseio do QAV e da gasolina de aviação, uma vez que desvios de qualidade podem resultar em acidentes aéreos.

Devido ao número reduzido de fabricantes de aeronaves e turbinas e às condições similares de utilização, a qualidade deste produto é sistematicamente discutida internacionalmente. Ao longo do tempo, novos parâmetros vêm sendo exigidos para os querosenes de aviação, de modo a adequá-los à evolução dos motores. A padronização mundial destas especificações é interessante para todos os países consumidores, de forma a garantir a segurança e facilitar as negociações de mercado.

A especificação dos querosenes de aviação no Brasil é determinada pela Resolução ANP nº 778, de 5 de abril de 2019.

FICOU INTERESSADO? Fale com nossa equipe

Clique no botão,
preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Fazer Cotação
FICOU INTERESSADO? <b>Fale com nossa equipe</b>

Qualidade rumos

A RUMOS trabalha e comercializa produtos de excelente qualidade, sobretudo, com Produtos adquiridos da Petrobrás, através do bombeio dos produtos (dutos) ou via transporte diretamente para as suas bases de armazenamento localizadas estrategicamente nos Estados em que atua.

Alternativamente, a RUMOS também comercializa produtos importados pela sua Trading, produtos de alta qualidade e performance atestada e transportada até suas bases de armazenamentos.

Qualidade rumos

Diferenciais Rumos

  • Produtos de alta qualidade.
  • Bombeio direto da Petrobrás.
  • Excelência no atendimento.
  • Gerenciamento e acompanhamento personalizado aos clientes
  • Trading própria para importação de produtos, melhorando a competitividade nos preços.
  • Investimentos contínuos em gestão do negócio, através da profissionalização de sua equipe, otimização de recursos e auditoria externa.
  • Bases de armazenamento em locais estratégicos.
  • Rígido controle de qualidade nos produtos vendidos.
  • Estruturação de operação para grandes clientes, através do fornecimento dos produtos, desenvolvimento e acompanhamento técnico das estruturas de armazenamento e abastecimento.
  • Agilidade e eficiência na entrega dos produtos.

 

<b>Diferenciais Rumos</b>

Fazer Cotação

Preeencha o formulário abaixo é rápido. * Campos obrigatórios